Andei sumida, né? Mas é que aconteceu tanta coisa legal que eu acabei ficando lá no mundo real e o virtual ficou meio parado no mundo...virtual! Hehehe.
Bom, desde que finalmente cedi aos meus apelos (contrariados) de comprar uma mesa digitalizadora, ando apaixonada pela mesinha. Ela chegou tem uns cinco dias, e eu queria compartilhar com vocês um dos meus primeiros rabiscos (este é o segundo, para ser mais exata):
Achei que ia demorar para me adaptar com a arte digital, mas... não! Estou a-
p-a-i-x-o-n-a-d-a.
Eu vinha adiando porque pensava "bah, mas daí vou passar mais tempo ainda no computador?". Mas... quando chegou a mesinha... pensei que boba que eu vinha sendo, porque foi AMOR À PRIMEIRA VISTA! Tão logo a mesa chegou e tudo que eu conseguia pensar durante todo o dia era "desenhar na mesinha, desenhar na mesinha, desenhar na mesinha...".
Bem, neste desenho, a sereia desenhei sem referências e o fundo do mar, fiz tendo como referência esta foto aqui (que eu achei neste link):
Como este era um projeto pessoal, mudei várias vezes a ideia original. Ia fazer a sereia nadando em direção ao fundo do mar... mas lembrei de todas as sacolas no mar, na praia, e de todos os bichos que morrem em decorrência disso. Olha só:
O plástico faz parte da dieta de nove em cada dez aves marinhas. De acordo com estimativas feitas por pesquisadores ingleses e australianos, se a quantidade de lixo jogada nos oceanos continuar crescendo, o número de espécies marinhas que fará do plástico seu alimento será de 99% em 2050. Essa quantidade de material sintético pode trazer sérias consequências para os pássaros, podendo levar até ao extermínio dos animais, segundo estudo publicado esta semana no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)." Fonte: Site Planeta SustentávelTriste, não? Por isso, resolvi desenhar a sereia fenecendo, com um saco plástico na mão. Ia fazer um caco de vidro cortando a pele dela, mas acho que as coisas não precisam ser tão explícitas assim para que sejam compreendidas.
Sim, SACOLINHA é Rouba-vidas. De sereias? Quem sabe. Mas que a sacolinha é rouba-vidas de golfinhos, andorinhas, dentre muitos outros animais, disso eu tenho certeza.
Por isso quis evidenciar, neste meu quase-primeiro contato com a tão adorada mesinha digitalizadora, a importância de: *não jogar sacos plásticos no chão *não jogar sacolas no mar *juntar as sacolas que enxergar na praia/no mar/na rua/voando *evitar pegar sacolas no mercado, levar sacolas retornáveis, ou, se não tiver nenhuma sacola ecológica junto, usar o menor número de sacolas possíveis.
E estendo isso para todo lixo/resíduo/plástico, tudo que não for natural :)
Na luta por um mundo melhor.
Sempre
s2